Equipe

A equipe do LEPTOI (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência) é formada por Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e alunos de graduação que atuam nas seguintes linhas de pesquisa:

Desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em diferentes contextos

– Formação profissional.

Atualmente nossa equipe de pós-graduação conta com 6 doutorandos e 5 mestrandos dos programas de Neurologia/Neurociências (FMRP – USP) e Enfermagem em Saúde Pública (EERP – USP). Nossa equipe é formada também por 6 alunos do curso de Terapia Ocupacional que estão realizando Iniciação Científica.

O objetivo dos nossos estudos é aprofundar a compreensão acerca da influência dos eventos de vida sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vários aspectos.

Os projetos que estão sendo desenvolvidos no nosso laboratório contemplam os assuntos mais importantes para o desenvolvimento da criança: o brincar na infância e as condições adversas do desenvolvimento.

Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos são:

BRINCAR 


VALIDADE DA VERSÃO BRASILEIRA DA AVALIAÇÃO DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA INICIADO PELA CRIANÇA (CHIPPA) – PARA CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE

VALIDAÇÃO DA ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX – REVISADA – Brasil

 

EPILEPSIA


INFLUÊNCIA DE UM SERIOUS GAME NA AUTO-PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS COM EPILEPSIA

O AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS COM EPILEPSIA

A UTILIZAÇÃO DE UM SERIOUS GAME COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM ACERCA DA TEMÁTICA DA EPILEPSIA

 

SÍNDROME DE DOWN


A IMITAÇÃO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN INSERIDAS NA REDE REGULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

TPS


ESTUDO PRELIMINAR DE VALIDAÇÃO DO INFANT/TODDLER SENSORY PROFILE PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA DE CRIANÇAS DE 0 A 36 MESES

 

PARALISIA CEREBRAL


VALIDADE DE CONSTRUCTO DO QUESTIONÁRIO DO DESEMPENHO FUNCIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – DSF-PC E CORRELAÇÃO ENTRE GRAVIDADE MOTORA E DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

ESTUDO DA VALIDADE DO SPINAL ALIGNMENT AND RANGE OF MOTION MEASURE E SUA RELAÇÃO COM A FUNÇÃO MOTORA GROSSA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL

BENEFÍCIOS DA TERAPIA DE CONTENSÃO INDUZIDA EM LACTENTES UTILIZANDO PROTOCOLO MODIFICADO

O AUTO CUIDADO DE LACTENTES COM PARALISIA CEREBRAL UNILATERAL

CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM RELAÇÃO À FAIXA ETÁRIA E GRAVIDADE MOTORA

INFLUÊNCIA DAS FUNÇÕES MOTORAS E COGNITIVAS NO BRINCAR EXPLORATÓRIO E NO BRINCAR DE FAZ-DE-CONTA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL

INFLUÊNCIA DAS FUNÇÕES MOTORAS NO BRINCAR EXPLORATÓRIO DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL

A INFLUÊNCIA DO COMPROMETIMENTO MOTOR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL