A equipe do LEPTOI (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência) é formada por Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e alunos de graduação que atuam nas seguintes linhas de pesquisa:
– Desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em diferentes contextos
– Formação profissional.
Atualmente nossa equipe de pós-graduação conta com 6 doutorandos e 5 mestrandos dos programas de Neurologia/Neurociências (FMRP – USP) e Enfermagem em Saúde Pública (EERP – USP). Nossa equipe é formada também por 6 alunos do curso de Terapia Ocupacional que estão realizando Iniciação Científica.
O objetivo dos nossos estudos é aprofundar a compreensão acerca da influência dos eventos de vida sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vários aspectos.
Os projetos que estão sendo desenvolvidos no nosso laboratório contemplam os assuntos mais importantes para o desenvolvimento da criança: o brincar na infância e as condições adversas do desenvolvimento.
Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos são:
BRINCAR
VALIDADE DA VERSÃO BRASILEIRA DA AVALIAÇÃO DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA INICIADO PELA CRIANÇA (CHIPPA) – PARA CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE
VALIDAÇÃO DA ESCALA LÚDICA PRÉ-ESCOLAR DE KNOX – REVISADA – Brasil
EPILEPSIA
INFLUÊNCIA DE UM SERIOUS GAME NA AUTO-PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS COM EPILEPSIA
O AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS COM EPILEPSIA
A UTILIZAÇÃO DE UM SERIOUS GAME COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM ACERCA DA TEMÁTICA DA EPILEPSIA
SÍNDROME DE DOWN
A IMITAÇÃO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN INSERIDAS NA REDE REGULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
TPS
ESTUDO PRELIMINAR DE VALIDAÇÃO DO INFANT/TODDLER SENSORY PROFILE PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA DE CRIANÇAS DE 0 A 36 MESES
PARALISIA CEREBRAL
VALIDADE DE CONSTRUCTO DO QUESTIONÁRIO DO DESEMPENHO FUNCIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – DSF-PC E CORRELAÇÃO ENTRE GRAVIDADE MOTORA E DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
ESTUDO DA VALIDADE DO SPINAL ALIGNMENT AND RANGE OF MOTION MEASURE E SUA RELAÇÃO COM A FUNÇÃO MOTORA GROSSA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL
BENEFÍCIOS DA TERAPIA DE CONTENSÃO INDUZIDA EM LACTENTES UTILIZANDO PROTOCOLO MODIFICADO
O AUTO CUIDADO DE LACTENTES COM PARALISIA CEREBRAL UNILATERAL
CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM RELAÇÃO À FAIXA ETÁRIA E GRAVIDADE MOTORA
INFLUÊNCIA DAS FUNÇÕES MOTORAS E COGNITIVAS NO BRINCAR EXPLORATÓRIO E NO BRINCAR DE FAZ-DE-CONTA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL
INFLUÊNCIA DAS FUNÇÕES MOTORAS NO BRINCAR EXPLORATÓRIO DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL
A INFLUÊNCIA DO COMPROMETIMENTO MOTOR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL